Menu

Artigos e Notícias

Setembro Vermelho

As doenças cardíacas nos cães e gatos podem iniciar de forma silenciosa, sendo importante a realização de exames preventivos. Desta forma, podemos descobrir alterações cardíacas antes que estas evoluam para um estágio avançado. 

Exames da rotina da Cardiologia Veterinária

 Avaliação pré-anestésica

Descobrir se o animal possui algum problema no coração antes de um procedimento anestésico permite que o médico veterinário responsável pela anestesia escolha os anestésicos mais indicados para aquele paciente, tornando o procedimento mais seguro. Avaliação cardíaca pré-anestésica é indicada principalmente em pacientes que já possuem alteração cardiovascular ou quando o animal possuir mais de sete anos de idade. 

Exames cardiológicos:

Pressão arterial

Cães e gatos também podem apresentar hipertensão arterial, a qual muitas vezes vem associada a outras doenças. Quando descoberta precocemente ela pode ser tratada antes que cause consequências no organismo do paciente. É importante lembrar que alguns fatores podem influenciar no valor da pressão arterial, como por exemplo o estresse no momento da aferição. 

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é utilizado para o diagnóstico de arritmias cardíacas, pois ele detecta o potencial elétrico gerado pelo coração. Em alguns casos ele também pode nos mostrar indícios de aumento de tamanho do coração. 

Ecodopplercardiograma

O ecocardiograma é uma ultrassonografia do coração e mostra imagens de seu interior, nos fornecendo informações sobre o tamanho e a movimentação das estruturas cardíacas. O doppler é uma técnica associada que permite avaliar os fluxos sanguíneos que circulam no interior coração.

Estes exames relacionados ao sistema cardiovascular são, muitas vezes, um complemento de outros exames, como exames de sangue e radiografia torácica.

Lembramos ainda que os exames de check-ups periódicos auxiliam a descobrir alterações cardíacas em estágio inicial.

Por isso sempre indicamos a procura de um médico veterinário especialista, o qual dará suporte e tratamento após o diagnóstico correto.

Texto escrito por:

Êmille Gedoz Guiot, Médica Veterinária - UFPEL, Residência Clínica de Pequenos Animais - UNESP, Capacitação em Ecocardiograma - Bioethicus. Atendimento e exames cardiológicos pela empresa Cordiê Cardiologia Veterinária, Serra Gaúcha e Pelotas, RS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias