Menu

Artigos e Notícias

O que é e Para que serve um exame imuno-histoquímico?

VOCÊ SABE O QUE É, E PARA QUE SERVE UM EXAME IMUNO-HISTOQUÍMICO?

A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.

CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA TUMORES INDIFERENCIADOS

Os tecidos serão avaliados quanto à expressão específica de proteínas que identificam células características. Com isso, podemos diferenciar os tumores com base em sua origem celular (epitelial, mesenquimal, melanocítico, tumores de células redondas etc).

VALOR PROGNÓSTICO E PREDITIVO

A avaliação prognóstica por meio da imuno-histoquímica consiste na avaliação da expressão de proteínas que podem indicar um caráter mais agressivo em determinadas neoplasias. Podemos, avaliar o índice de proliferação celular de um tumor, a expressão de proteínas associadas com a invasão e metástase. A imuno-histoquímica pode ainda funcionar na avaliação preditiva por meio da avaliação da expressão de proteínas ligadas à resposta à determinados tratamentos.

CLASSIFICAÇÃO DE LINFOMAS

A imuno-histoquímica tem utilidade na caracterização das diferentes entidades dos linfomas descritas pela atual classificação adotada pela Organização Mundial de Saúde e REAL (Revised European-American Lymphoma) aplicada aos animais.

A classificação da real morfologia celular nos casos de linfomas é indispensável para a escolha de um tratamento eficaz e também para o conhecimento prognóstico

DIAGNÓSTICO DE DOENÇA INFECCIOSAS

Por vezes é difícil determinar o agente etiológico de doenças infecciosas, particularmente os vírus. A imuno-histoquímica pode identificar as moléculas produzidas por diversos agentes infeciosos, como o da toxoplasmose e muitos vírus, como o vírus da Cinomose, Calícivírus, FIV, FELV, etc.  

O laboratório Diagnose Vet é o único laboratório veterinário que realiza este exame com sistema 100% automatizado, contando com uma equipe interna especializada na interpretação de laudos prognósticos. Isso proporciona precisão e qualidade nas reações e alta segurança nos diagnósticos para a área veterinária.

Gabriela Fredo - CRMV-RS 12455

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias