Menu

Artigos e Notícias

Doença Renal Crônica em Felinos

Atualmente, o termo Doença Renal Crônica (DRC) é utilizado para definir a presença de lesão renal persistente pelo período mínimo de três meses. Caracterizada pela perda definitiva e irreversível de massa funcional e/ou estrutural de um ou de ambos os rins, pode-se observar redução da taxa de filtração glomerular (TFG) de até 50% em relação ao seu normal.

Embora não exista predileção racial e etária, sabe-se que a morbidade e mortalidade são predominantes nos pacientes com idade mais avançada, ou seja, gatos idosos.

O diagnóstico da DRC é embasado na anamnese, no exame físico e nos achados laboratoriais e, ainda, pela presença de lesões estruturais nos rins (biópsia e/ou exames de imagem).

Ademais, a disfunção renal é avaliada por marcadores sanguíneos e urinários.

As alterações laboratoriais que podem ser encontradas são: aumento das concentrações séricas de ureia e creatinina, hiperfosfatemia, alterações eletrolíticas, acidose metabólica, hipoalbuminemia, anemia não regenerativa e aumento sérico de amilase e lipase.

Outras variáveis incluem proteinúria, cilindrúria, hematúria renal, alterações do pH urinário, glicosúria renal e/ou cistinúria.

Para o melhor entendimento da abordagem clínica da DRC, segundo os estágios de evolução, desde 2006, foi proposta uma nova terminologia pela IRIS (International Renal Interest Society). Pois, é uma doença de caráter progressivo, e a disfunção renal é proporcional à gravidade da doença, assim como o seu prognóstico.

Sendo assim, é de suma importância a diferenciação entre os estágios da DRC para se estabelecer condutas terapêuticas. A fim de melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença. Dessa forma aumentando a expectativa de vida e reduzindo as complicações inerentes a sua evolução.

PARA ESTE ESTAGIAMENTO E TRATAMENTO, SEMPRE ACONSELHAMOS O ACOMPANHAMENTO DE MÉDICO VETERINÁRIO ESPECIALISTA.

Gabriela Fredo - CRMV 12455

Médica Veterinária Patologista

 

REFERÊNCIAS:

SANDERSON, S.L. Measuring glomerular filtration rate: practical use of clearance tests. In: BONAGURA, J.D.; TWEDT, D.C. Kirk´s current veterinary therapy XIV. St. Louis: Saunders Elsevier, 2009. p 872-879.

POLZIN, D.J. Diagnosing & staging kidney disease in dogs and cats, 2008. Disponível em:

POLZIN, D.J. et al. Chronic kidney disease. In: ETTINGER, S.J.; FELDMAN, E.C. Textbook of veterinary internal medicine. St. Louis: Elsevier Saunders, 2005. p.1756-1785.

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias