Menu

Artigos e Notícias

No mês internacional da prevenção às doenças renais, confira os cuidados necessários para diagnóstico precoce e tratamento.

A DRC (doença renal crônica) é uma alteração degenerativa que ataca um ou os dois rins do animal e tende a aparecer à medida que eles ganham mais idade. É considerada a principal causa de mortes em gatos acima de 5 anos e raças como Persas e Angorás, têm maior predisposição para adquirir tal patologia, mas de modo geral, a doença é adquirida. Seu comportamento biológico é progressivo, incurável e seu diagnóstico, na maioria das vezes, é realizado tardiamente, quando mais de 75% da função renal está comprometida. Associa-se a sua causa por origem hereditária ou congênita, infecciosa ou tóxica, pode ser imunomediada, traumática, ou ainda ocorrer por desequilíbrios eletrolíticos, como hepercalcemia e hipocalemia.

Sinais Clínicos:

Sinais comuns de falha renal em gatos podem ser difíceis de detectar devido às similaridades a outros distúrbios como o diabetes e o hipertireoidismo. Infelizmente, a insuficiência renal em felinos é uma doença progressiva e os sintomas podem não ser aparentes por certo tempo. Os principais sinais são:

* Mudança no apetite

* Aumento de sede

* Falta de ou micção ou micção frequente

* Urina com sangue ou turva

* Vômito

* Diarreia ou constipação

* Pelagem com má aparência

* Letargia e depressão

* Perda de peso

* Mau hálito

* Feridas ou úlceras na boca

* Aumento de sono

Diagnóstico

O diagnóstico da Insuficiência Renal Crônica é embasado na anamnese, exame físico, achados laboratoriais e pela presença de lesões estruturais nos rins, detectada por exames de imagem ou biópsia. Esta disfunção renal também é avaliada por marcadores sanguíneos e urinários.

O aumento das concentrações séricas de ureia e creatinina, hiperfosfatemia, alterações eletrolíticas, acidose metabólica, hipoalbuminemia, anemia não regenerativa e aumento sérico de amilase e lipase são as principais alterações encontradas em exames laboratoriais de felinos com IRC .

A Sociedade Internacional de Interesse Renal (International Renal Interest Society - IRIS) propôs que a Insuficiência Renal Crônica fosse diferenciada e classificada em estágios, sendo de suma importância a diferenciação entre os estágios da IRC para se estabelecer condutas terapêuticas, a fim de melhorar a qualidade de vida, retardar a progressão da doença, aumentar a expectativa de vida e reduzir as complicações inerentes a sua evolução. Esses estágios foram estabelecidos de acordo com as concentrações séricas de creatinina, marcador da dosagem de filtração glomerular.

Os valores de creatinina sérica devem ser obtidos no paciente em jejum e hidratado, em dois ou três momentos diferentes ao longo de algumas semanas .

Segue fluxograma de classificação IRIS:

 

01

Referências

POLZIN, D.J. et al. Chronic kidney disease. In: ETTINGER, S.J.; FELDMAN, E.C. Textbook of veterinary internal medicine. St. Louis: Elsevier Saunders, 2005. p.1756-1785.

WAKI, M.F.; et al. Classification into stages of chronic kidney disease in dogs and cats: clinical, laboratorial and therapeutic approach. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.10, pp.2226-2234.

ZACHARY, J.F. Pathologic basis of veterinary disease. Tradução. 6ª edição. Rio de Janeiro. Elsevier, 2018. P. 617-625

Compartilhe:

Outras Notícias