Menu

Artigos e Notícias

Novembro Pet Azul e o Câncer de Próstata

Assim como os homens ganham mais atenção no mês do Novembro Azul, os pets machos também ganham destaque nesse mês.

O Novembro Pet Azul, é uma inciativa em prol da conscientização da prevenção de tumores e anomalias prostáticas nos pets machos. O câncer de próstata em pets não é comum, mas é grave, podendo ser mortal. Atinge cerca de 4% dos cães com mais de sete anos, sendo que esse número aumenta para 80% dos cães não castrados segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária.  Outras alterações prostáticas que devem ser avaliadas nos pets machos é a ocorrência de hiperplasia prostática e prostatite.

Os sinais clínicos dos tumores de próstata são inespecíficos, mas podem incluir: perda de apetite, dificuldade para urinar, presença de sangue na urina e dificuldade de defecar.

O diagnóstico de alterações prostáticas deve ser realizado pelo médico veterinário através de avaliação clínica, utilizando o método de toque retal. Ao realizar esse exame, o médico veterinário é capaz de sentir a próstata e avaliar se está aumentada e/ou irregular. A confirmação se dá através do exame de ultrassom abdominal e de possível coleta de biopsia e citologia, também guiada por ultrassom, seguida da confirmação através da avaliação histopatológica.

Os pets devem fazer exames preventivos para detecção de tumores como o câncer de próstata, que é mais comum em cães do que em gatos.

O câncer de próstata no cão é confirmado pelo exame histopatológico, no qual o padrão característico é interalveolar, acompanhado frequentemente com focos de HPB, dilatação glandular cística, e áreas com inflamação aguda ou crônica (LEROY; NORTHUTUP, 2009). O diagnóstico pode ser feito por meio do exame físico com o toque retal e através do exame ultrassonográfico que pode confirmar o aumento prostático”

O diagnóstico de hiperplasia prostática e/ou prostatite pode ser realizado na avaliação clínica do animal.

Atenção: A informação existente nesse conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta com médico veterinário. Procure sempre uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança.

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias