Menu

Artigos e Notícias

Gastrite em cães e gatos

A Gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago e pode se diferenciar em aguda ou crônica. O vômito é o sinal predominante e mais consistente de uma doença gástrica, mas um paciente com vômito sempre se torna um desafio diagnóstico e terapêutico. Diversas patologias que não são gástricas causam vômito e nem todas as doenças de estômago causam vômito.

Por isso em parceria com a Dra. Giovanna Casagrande, Gastroenterologista Veterinária, trouxemos também as Gastrites como tema central da nossa campanha de conscientização.

GASTRITE AGUDA

É uma lesão e inflamação que ocorrem na mucosa do estômago. As principais causas podem ser: alimentares, infecciosas, medicamentosas, produtos químicos e toxinas e corpos estranhos.

O principal sinal clínico é o vômito agudo, normalmente intenso pelo fato do paciente se alimentar e ingerir agua. No exame clínico não se observam muitas alterações, mas pode haver desidratação ou febre. Exames laboratoriais os resultados geralmente são normais a não ser que a gastrite esteja relacionada a doenças metabólicas, desequilíbrios eletrolíticos ou ácidos-básicos. O diagnóstico é através do histórico do paciente, exames de sangue, ecografia e endoscopia com análise histopatológica e classificação da inflamação e possíveis agentes ocasionadores.

GASTRITE CRÔNICA

É muito comum em cães e gatos, mas a prevalência verdadeira não é conhecida. Com o avanço da endoscopia na medicina veterinária proporcionou um avanço nos diagnósticos de gastrites crônicas. Atualmente através das biópsias coletadas pela endoscopia já podemos ter as classificações histologias das gastrites crônicas, sendo as predominantes: eosinofilicas, granulomatosas e linfoplasmocitárias.

Principais causas: alimentares; terapias com AINEs; Infecções virais, bacterianas (Helicobacter sp.) ou fúngicas; e muitas vezes desconhecidas. Os principais sinais clínicos são: vômitos esporádicos podendo ter momentos de vômitos agudos, perda de apetite, anorexia, perda de peso, dor abdominal, corpos estranhos, hematêmese e melena (neoplasia). Diagnostico através de exames laboratoriais, ecografia, radiografias e endoscopia com coleta de biopsia para estudo histopatológico.

Lembrando que o tratamento para estas patologias deve ser baseado no diagnóstico histopatológico associado a exames complementares, como exames de sangue e endoscopia.

  • Baseado no diagnóstico histológico

Duodenite linfoplasmocitaria moderada, causa muita gastrite crônica secundária. Arquivo Pessoal, Dra. Giovanna Casagrande.


Arquivo pessoal: mucosa gástrica congesta, positivo para Helicobacter sp. gastrite crônica;

    

O Diagnóstico rápido é essencial para ajudar no tratamento do estômago e intestino do seu Pet, se notar algum sinal clínico, procure imediatamente um médico veterinário especialista.

Texto escrito por:

Giovanna Bergozza Casagrande, Médica Veterinária - UPF, Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais - Qualittas, Gastroenterologia e Especialização em Endoscopia – Qualittas, ANCLIVEPA, Instituto de Gastroenterologia GV Argentina.

Gabriela Fredo, Médica Veterinária - UPF, Especialista em Patologia Veterinária e Mestre em Ciências Veterinárias - UFRGS

 

  

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias